Uma ditadura invisível

18-10-2014-guerra-redes-sociais

Se você possui uma rede social, possivelmente, já deve ter visto a força da repercussão de algumas atividades. Dos memes engraçados aos de cunhos políticos, os brasileiros demonstram que a comunicação e a interação é realmente um aspecto importante da nossa cultura. Apesar desse estigma do homem cordial, as redes sociais tem revelado faces ocultas da nossa sociedade: a falta de compreensão e a preguiça de ir além da manchete compartilhada por alguém nas mídias sociais.

De fato, o Brasil sempre foi uma das principais referências de audiência e penetração digital. Vemos esse exemplo claramente quando o assunto trata da televisão e o seu entretenimento. Com a internet cada vez mais acessível, os brasileiros fizeram das redes seu novo lar, uma espécie de um novo diário pessoal e é nesse diário que as pessoas expressam opiniões, indignações e a sua visão de mundo. E a política muitas das vezes é pauta principal.

8mai2015---arte-para-ilustrar-rivalidade-politica-na-internet-1431057587226_956x500.jpg

A opinião expressa através desses meios não possuem menor valor do que as conversas com amigos de trabalho ou familiares. A única diferença é que a sua voz é vista, compartilhada, curtida ou não, por milhares e milhares de pessoas. É neste ponto que se estabelece a polarização nas redes sociais, ou a chamada também de ditadura invisível, que não existe notoriamente, mas consiste nessa imposição de opinião. Seu amigo não concorda com que você posta? você vai lá e bloqueia ele? Você está fazendo algo errado. Seu amigo comenta esquerdinha/comunista em um tom irônico? Acredite ele está fazendo algo errado.

clayton

Essa polarização não é algo sadio, pois ela aniquila o debate político e ninguém muda mais de ideia, ou nem ao menos se esforça para tentar compreender o outro lado da moeda. As pessoas estão blindadas nas suas convicções e sendo assim inviável aquele grito por democracia. As bolhas ideológicas são necessárias sim para a nossa formação social, cultural e política, desde que não prevaleça o isolamento, pois as trocas de mensagens entre os pólos são fundamentais para solidificação de qualquer relação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s