#MeuRioDoce

 O rio que chorrava vida, hoje chora sangue!

Pelo não esquecimento do maior crime ambiental brasileiro!”

Este é o projeto #MeuRioDoce.

Estamos buscando financiamento para montar uma rede de comunicação popular interligando diferentes pontos do Rio Doce, de uma de suas nascentes até sua foz, que registre para o Brasil e o mundo, diariamente, os efeitos da tragédia de Mariana, que se estendeu por 663 quilômetros de rios. O crime ambiental tem responsáveis: a Samarco e seus donos, a Vale do Rio Doce e a BHP. Mas eles estão investindo milhões numa narrativa na qual buscam isentar-se de culpa pelo crime e apresentar-se como acolhedores e preocupados com as pessoas e o ambiente – tudo mentira, como já se sabe. Apenas numa única ação publicitária no Fantástico da Rede Globo, estima-se que a Samarco tenha investido R$ 3 milhões, sem contar os custos de produção!

Todo o projeto tem custo anual de R$ 60.000,00 incluindo equipamentos (smartphones), produção/edição,viagens e outros gastos. No vídeo que apresenta o projeto, os próprios moradores e moradoras das regiões atingidas falam.

Domingos Ponche, pescador, morador de Colatina-ES exprime seu sentimento: “Achei que isso nunca ia acontecer. E o que eu tô vendo hoje, sentindo no meu coração, as lágrimas estão descendo dos meus olhos, enquanto a Vale tá rindo, estão descendo minério e mais minério, vagões de 10 em 10 minutos”.

Benin Cordeiro, pescador, morador de Governador Valadares-MG apresenta sua visão sobre o projeto: “Pra mim, isso é uma grande ideia. Porque pelo que eu senti desde o desastre, a mídia anda manipulando as informações. Então, ter uma rede livre para mostrar a realidade do que tá acontecendo na região eu acho maravilhoso, entendeu? Inclusive eu quero fazer parte dela”.

Você pode ajudar. Fazer parte, junto com Benin, Domingos e muito mais gente.

Maiores informações:
https://m.facebook.com/Meu-Rio-Doce-1690501744497324/

Para ajudar o projeto basta acessar o link abaixo:
http://juntos.com.vc/pt/meuriodoce

Deixe um comentário

