Biblioteca de Nova Iorque faz acervo digital com imagens raras brasileiras do período Imperial.

Em janeiro deste ano, a Biblioteca Pública de Nova Iorque adicionou mais de 180 mil itens ao seu acervo digital – entre eles, fotografias e gravuras raras do Brasil do século 19.

O lançamento é resultado de um dos maiores projetos de digitalização de acervo já realizados no mundo e inclui documentos valiosos, como manuscritos dos escritores americanos Walt Whitman e David Thoreau. Também foram feitas mudanças no portal do acervo digital, onde os itens estão disponíveis — a ideia é facilitar e encorajar usuários a explorar as novas coleções, segundo o blog da NYPL.

Entre os novos itens relacionados ao Brasil, estão as fotos do livro The Negro in the New World, escrito pelo explorador britânico Sir Harry Johnston e publicado em Londres em 1910. Johnston nunca esteve no Brasil, mas tinha “informantes” no país — ao menos é o que diz o escritor Gilberto Freyre, que menciona o funcionário colonial britânico no livro Casa Grande e Senzala, publicado no Brasil em 1933.

As fotos, provavelmente tiradas logo após a abolição da escravidão no Brasil, retratam o cotidiano da população negra do país, sobretudo na Bahia.

fonte: Globa Voice

As fotos mostram o cotidiano do negro ao redor do mundo no século 19. Confira algumas fotos brasileiras e vejas fotos ao redor do mundo clicando aqui.

index (1)

index (5)index (6)index (2)index (7)index (4)index (3)index (8)index

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Biblioteca de Nova Iorque faz acervo digital com imagens raras brasileiras do período Imperial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s