Corrida, por onde eu começo?

         Livre, democrático e apaixonante. Correr não é só um exercício para o corpo, é também um relaxante para a alma.

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Finalmente o verão 2015/2016 se aproxima, e com essa estação maravilhosa à busca do corpo ideal é a obsessão de muitos. Eu, particularmente, faço corrida a um ano e meio  e sempre quando o verão começa as ruas ficam cheias de pessoas correndo em busca de um corpo perfeito em apenas alguns meses. Fico feliz em ver diferentes tipos de pessoas correndo e iniciando seus treinos, mas um coisa me preocupa bastante também. Será que esses “corredores” estão se exercitando de maneira correta?

Nesse intuito, resolvi escrever essa “quase crônica” para as pessoas que adoram o esporte e querem iniciar, porém não sabem como dar os primeiros passos.

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Por onde começo?

1- Avaliação médica: Antes de mais nada é essencial que você faça uma avaliação médica, seja ativo ou sedentário. Seu médico determinará sua limitações físicas, postural e até mesmo nutricional.

2 – Acompanhamento: É essencial, você não vai virar o Vanderlei Cordeiro de lima nos primeiros treinos ao ar livre. Ter um coach ou um educador físico é extremamente importante. Parece bobagem, mas a corrida é um esporte e assim como qualquer outro necessita de técnicas para fazer sua execução de forma correta e sem riscos de lesões ou qualquer outro tipo de acidente.

3 – Mudanças de hábitos: Ter um alimentação balanceada e saudável é crucial. Não adianta correr e comer um BigGordura depois do treino, foco, sabemos que é gostoso e prazeroso esses lanches, mas a nossa saúde sempre em primeiro lugar. É muito importante que o treino não seja feito em jejum, a corrida é uma atividade aeróbica que consome muita energia, portanto, para evitar fraqueza, queda brusca da glicemia ou até queda de pressão, se alimente de forma adequada antes do treino.Uma dica útil é comer alimentos que contenha carboidrato de fácil digestão até duas horas antes e 30 minutos antes você pode comer uma fruta e um pedaço pequeno de pão branco com peito de peru e queijo branco.Evite ingerir muita fibra, para não ocasionar desconforto gástrico durante o exercício.

Nota: Hidratação é essencial, não deixe de beber água antes, durante e principalmente depois do treino.

 4- Onde Treinar?   Parece simples, porém requer um série de recomendações.Definir o local do treinamento leva em conta  o terreno, a elevação, o tamanho, tudo isso influencia no seu treino. A escolha de um lugar arborizado, movimentados e  sem circulação de veículos (correr em pista ou rodovias, no começo não é uma boa opção por questão de segurança) é muito importante.

5- Quando Treinar? O ideal no período de iniciação dos treinos, eles sejam intercalados, de 2 a 3 vezes na semana de acordo com a sua disponibilidade. O melhor horário para correr na parte da manhã é de 06:00 às 9:30 e durante a noite de 18:00 às 20:30, e lembrando sempre do uso do protetor solar. A duração dos treinos variam entre 30 minutos a 1 hora;

6 – O que vestir?  A roupa é um item que tem um certo valor e ao mesmo tempo não. A regra é simples: se sentir à vontade. Evitar roupas que dificulte o movimento como cordões, pulseiras, camisas de manga e bermudas de tecido jeans/grosso ou qualquer outra coisa que possa ficar balançando durante o treino. Tecnologia Dry Fit ou camiseta de poliamida é sempre um boa opção.

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7 – O Tênis: O Tênis deve ser confortável e ter um bom sistema de amortecimento. Não se prenda a uma marca específica, pois a maioria costuma ser caros e muitas das vezes não é ideal para o inícios dos treinos. Os de palmilhas de gel são os melhores para essa iniciação.

Bom essas são as dicas de como iniciar na corrida, é claro, que o passar do tempo, seu corpo irá pedir mais e mais.No entanto, o início é o passo mais importante e é ele que determinará todo o seu treinos mais evoluídos.

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Dica: O bom também no início como uma forma de estímulo e incentivo é o uso de App de corrida, na qual, controlam o tempo e os km percorridos, sem contar o fato de você poder encontrar amigos seus do Facebook que praticam corrida e escutar música enquanto corre. Eu utilizou o Nike+

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